15 de fev. de 2013

Retiro de Carnaval - PJ Guaraí



Grupo ELLUS DE AMIZADE e Grupo JAP

O Grupo de Jovens ELLUS DE AMIZADE da paróquia São Pedro e o Grupo de Jovens Anjos da PAZ da paróquia são Jose Operário de Guaraí, realizaram nos dias 9 a 12 de fevereiro o tradicional retiro de carnaval, que aconteceu no Projeto de Assentamento Soledade, no sitio do senhor Itamar e contou com a presença de aproximadamente 50 jovens e amigos da Juventude.
Jeverson Lima
O Retiro teve inicio no sábado (dia 9) as 18h00min, com chegada ao local e montagem do acampamento, oração inicial e dinâmica de apresentação, após o jantar os jovens assistiram o filme A era do Gelo 4, para descontrair e aproximar os participantes do retiro. No dia 10, após a oração da manhã os trabalhos foram conduzidos pelo assessor da Pastoral da Juventude da arquidiocese de Palmas Jeverson Lima, que tratou da Campanha da Fraternidade 2013 (tema: Fraternidade e Juventude, Lema: Eis - me aqui, envia-me senhor.), Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Antes do almoço os jovens se alimentaram da palavra de Deus e da Eucaristia presidida pelo pároco da Paróquia São Jose Operário, Pe. Arli. O período da tarde de Domingo (10) começou com a Irmã Valdirene (Palotina) falando sobre Espiritualidade Juvenil. A noite os jovens se divertiram com o festival de piadas.

  Na manhã do dia 11, após a oração do ODJ, os jovens tiveram um momento de reflexão conduzido pelo casal Almir e Tita sobre Família e Juventude. A partir das 14 horas o Pe Eduardo reitor do seminário menor da Diocese de Miracema conduziu o tema Juventude, apresentando o texto base da CF 2013 e levando a todos a debater sobre a relação: Juventude X Tecnologias.
A Segunda Feira de carnaval terminou com uma grande noite cultural, que contou com a presença dos Jovens da Comunidade Matinha que apresentaram o CD “Não é ilusão” dos cantores católicos Paulo e Tobias.
O ultimo dia de retiro começou com sentimento de despedida, de reflexão pelo vivido no retiro e a motivação e forças revigoradas, para continuar no serviço da evangelização da juventude. Para terminar o retiro o coordenador do grupo ELLUS DE AMIZADE Luan Dias presidiu a celebração de Palavra e fez todos os agradecimentos a família que acolher o retiro e a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para a realização do retiro de carnaval 2013




Daniel Noronha de Miranda
coordenador diocesano da PJ Miracema

Um comentário:

Anônimo disse...

esse retiro de 2013 foi otimooo ja to com saudades de tudo e tdos.....!!!!!!!!!

Postar um comentário