13 de mar de 2013

Coordenação Nacional da PJ se reúne em São Leopoldo/RS




A primeira reunião deste ano da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude foi realizada em meio ao início da celebração dos 40 anos de história da PJ. Os jovens e assessores estiveram juntos do dia 7 a 10 de março na cidade de São Leopoldo/RS, no Centro de Espiritualidade Padre Arturo (CEPA).
A Coordenação Nacional da PJ junto à Comissão Nacional de Assessores discutiram a articulação da PJ em todos os regionais do país. Dentre os principais assuntos estava a organização da Ampliada Nacional da PJ, que será realizada em 2014, na cidade de Belo Horizonte/MG. Joaquim Alberto, membro da Comissão Nacional de Assessores da PJ, destaca a importância de preparar a Ampliada com antecedência. “A preparação antecipada permite um empoderamento melhor dos objetivos da atividade e o envolvimento dos grupos de base no processo de realização”, afirma. A Ampliada será a principal atividade da PJ na celebração dos 40 anos de sua história.
Na oportunidade foi eleita também a sede do 11º Encontro Nacional da PJ: a capital amazonense, Manaus. O regional Norte 1 (parte do Amazonas e Roraima), por meio de sua representante Elayne Cardoso, apresentou o projeto para receber o encontro e obteve aprovação de toda a Coordenação. “Nosso povo vai receber a todos com muito carinho para fazermos um grande puxirum”, afirmou Elayne usando o termo indígena que significa mutirão.
Dentre os principais assuntos tratados no encontro estiveram o acompanhamento dos regionais e das bases, estudos de subsídios e documentos, acompanhamento da participação da PJ no Conselho Nacional de Juventude, o CONJUVE, e a realização do Seminário Nacional da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens, que será realizado de 3 a 5 de maio na cidade de Brasília.
A reunião foi encerrada com o Seminário sobre os 40 anos da PJ. A Coordenação Nacional volta a se reunir em novembro na capital mineira, Belo Horizonte.

Participações
Durante a reunião o grupo também pode contar com a passagem de bispos, convidados e apoiadores, como a equipe do Jornal Mundo Jovem; Pe. Cirineu Kuhn, da Produtora Verbo Filmes; Pe. Hilário Dick, do Observatório Juvenil do Vale dos Sinos; Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo de Passo Fundo e bispo referencial da juventude do regional Sul 3; Dom Sinésio Bohn, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, dentre outros. 


Autor/Fonte: GT Teias da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário