13 de fev. de 2013

Quaresma: tempo de reflexão e mudança

O ano de 2013 vem carregado de simbologias para os católicos e principalmente para nós jovens católicos brasileiros, por ser o ano da Fé, o ano da Jornada Mundial no Brasil, o ano da campanha da Fraternidade com o tema Juventude (Fraternidade e Juventude), pela opção da Igreja brasileira pelos jovens (pelos menos na teoria) e pelo Inicio, (hoje, dia 13, quarta feira de cinzas) do período da Quaresma, período esse dedicado a preparação e conversão para a grande páscoa (passagem).

A quaresma este ano ganha um novo simbolismo com o anuncio da renuncia do Papa Bento XVI, pois, que este período seja para todos nós e principalmente para a Igreja Católica Apostólica Romana um momento de reflexão e mudanças (para melhor). A renuncia em 28 de fevereiro pode ser um sinal. Com a renúncia os cardeais são convocados para o conclave (reunião dos cardeais para a escolha do novo Papa) que deve começar em no máximo 20 dias, talvez menos. Esse é o tempo necessário para os preparativos e para chegada dos cardeais dos quatro cantos do mundo. E talvez na Páscoa tenhamos um novo líder à frente da igreja católica.

Faz muito tempo que não se tem um Papa que não seja europeu, mas os noticiários citam alguns brasileiros como possíveis sucessores de Bento XVI, como: Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e Dom João Brás, presidente da Congregação dos Religiosos. Porem não acredito que tenhamos um Papa brasileiro mesmo o Brasil sendo o país com maior numero de católicos.

Gostaria ter ver a frente da igreja pelo menos um Papo latino-americano, ou um negro, já pensou o primeiro Papa negro? Seria mais um marco na historia da igreja. Sonho com o novo Sumo Pontífice sem ver a cor ou nacionalidade, mas que ele seja realmente o Papa da Páscoa da igreja, seja sinal de mudanças e afirmação da opção (de fato) da igreja pelos jovens e pelos pobres.

Que Deus ilumine os cardeais nesta escolha...



Daniel Noronha de Miranda
Coordenador diocesano da PJ Miracema

Nenhum comentário:

Postar um comentário