PJ


Quem somos nós, Pastoral da Juventude?
“Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe.”
(Almir Sater)

Identidade é o conjunto de características e circunstâncias que distinguem pessoas ou coisas e, graças a esta, é possível individualizar-se. Normalmente discutimos identidade quando queremos afirmar quem somos, o nosso lugar no mundo e, também, do que é próprio da nossa natureza. No caso da Pastoral da Juventude, ao se falar de identidade, ela quer deixar claro qual é a sua tarefa, o seu jeito de ser, crer, fazer e celebrar.
A partir de 1994, a PJ em seus Encontros Nacionais, foi buscando clarear a sua identidade enquanto grupo organizado da igreja Católica. Em Divinópolis(MG), em 1996, ela pontuou sete aspectos como sendo sua identidade:
1.       Somos Pastoral da Juventude organizada dentro da igreja Católica, no Brasil, com linha e metodologia própria, aberta ao novo e com acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada  na realidade em que vivemos.
2.       Somos jovens felizes, apaixonados, ternos e motivados pela fé. Encaramos a vida como o potencial criativo muito grande, valorizando a arte (dança, poesia, musica...), o lazer, o corpo, o símbolo, a cultura, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino de Deus.
3.       Somos jovens das diversas realidades regionais do pais, na maioria empobrecida e, a exemplo de Jesus Cristo e da igreja da America Latina. Fazemos opção pelos pobres e jovens. Encontramo-nos em grupos para partilha e celebrar a vida, as lutas, os sofrimentos e cultivamos a amizade baseada em uma formação integral e mística própria.
4.       Somos grupos de jovens motivados pela fé, atuamos dentro das comunidades eclesiais, a serviço da sua organização e animação.
5.       Atuamos, também, na sociedade, inseridos nos movimentos sociais, com destaque para a participação política partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.
6.       Organizamo-nos de acordo com as coordenações dos grupos, paroquiais, setores ou regiões pastorais, dioceses e regionais. Inseridos na Igreja Católica do Brasil e da America Latina. Assim construímos e registramos nossa historiam criando unidade na diversidade.
7.       Diante de uma política desumana de manipulação dos meios de comunicação social e de uma realidade tão diversa, ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da Civilização do Amor, sendo Presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras pastorais e organizações da sociedade.

A identidade visual
                A marca de uma organização resume valores e potencialidades, sendo sinal que apresenta a instituição para a sociedade.

                No caso da Pastoral da Juventude, sua identidade diz muito da proposta de sua existência e é também, um símbolo repleto de inspiração pelo que representa há mais de três décadas e que motiva os grupos de jovens ao perceberem que fazem parte de uma organização mais ampla, que acontece em outros níveis e espaços no país.

A evolução da Identidade
                Com a constante mudança da conjuntura juvenil, se fez necessário, ao longo das mais de três décadas, a reformulação do logotipo de forma mais esporádica e pouco sistematizada, porém, diante de uma sociedade pós-moderna e de uma cultura midiática, refletiu-se sobre a necessidade de uma identidade mais consolidada e que reafirmasse de forma jovial e atual o amadurecimento da Pastoral da Juventude na ação evangelizadora no Brasil.
                Após o estudo das principais formas de identificar a PJ nas marcas já existentes e também das utilizadas pelas (arqui) dioceses, paróquias, grupos, apresentamos o processo que foi feito ao longo da historia da organização, com a evolução da identidade do logotipo da PJ.