4 de fev. de 2014


Campanha da Fraternidade 2014
Fraternidade e Tráfico Humano

Em 2014, a Campanha da Fraternidade terá como “Fraternidade e Tráfico Humano”, cujo lema será: “E para a liberdade que Cristo nos libertou".
A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.
A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo com o site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhöes de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes - psicologicamente e de recursos.
O tema da Campanha da Fraternidade chegará junto com a Copa de 2014, época em que o país receberá muitos eventos e visitantes - o que pode favorecer a de aliciadores e traficantes. A Campanha será intensificada com um trabalho de conscientização para minimizar a prática criminosa.
Segundo a ONU, o tráfico de pessoas é bastante lucrativo: movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provém da exploração sexual. Entre os principais destinos de pessoas traficadas estão: Espanha, Itália, Portugal, França, Holanda, Áustria e Suíça.
Considerando a importância e a recorrência do tema no currículo escolar, a Editora Melhoramentos selecionou alguns títulos pertinentes à Campanha da Fraternidade para integrar o catálogo exclusivo para os professores a fim de oferecer materiais que sirvam como suporte para o desenvolvimento do trabalho de conscientização em sala de aula.
Por isso, e com esse intuito é que a Diocese de Miracema do Tocantins, se reuniu neste final de semana nos dias: 31 de Janeiro à 02 de Fevereiro de 2014 no CTL em Miracema do Tocantins envolvendo todas as Pastorais e Movimentos da Igreja Católica. Na ocasião tivemos uma formação sobre o tema Tráfico Humano com a Irmã Henriqueta, da CNBB, além disso, debatemos ideias para o desenvolvimento da CF 2014 em nossas Paróquias e Comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário