15 de set. de 2011

16ª PARÓQUIA DA DIOCESE É CRIADA NA ROMARIA DIOCESANA

A 8ª Romaria Diocesana reuniu mais de 800 pessoas em Santa Maria do Tocantins. Foi um dia de gratidão, de alegria, e comunhão, também retomada do compromisso missionário do cristão. Com um delicioso café, as caravanas foram acolhidas no local pelos anfitriões.
Em sintonia com a comemoração do 7 de setembro, o evento iniciou com a execução do Hino Nacional. Foi lembrado neste momento do 17º Grito dos excluídos, cujo  tema era: ‘Pela Vida Grita a Terra...Por Direitos Todos Nós’
A oração inicial deu continuidade a programação, como a qual se pediu à luz do Espírito Santo. Em seguida os romeiros e romeiras tiveram a oportunidade de conhecer a realidade das três cidades (Recursolândia, Santa Maria e Centenário) integrantes da 16ª paróquia da Diocese de Miracema a ser criada neste evento diocesano.
Nesta terra de missionária, que exige do evangelizador um coração, pés, mãos e mente apaixonado pelo Evangelho, o lema da Romaria  - somos todos missinários foi um convite ao revigorar este compromisso. O Bispo de Tocantinópolis, Dom Giovane Pereira de Melo foi o motivador sobre a temática da missão, levando a cada participante a retomar e pensar na própria vivência da missionariedade.
Na oportunidade, a diocese lançou uma semana de trabalho mais intenso do dízimo. O assessor da Pastoral do Dizimo na diocese, Pe. Dejoce, aproveitou motivou este lançamento oficial da semana do dizimo a ser realizada de 11 a 18 de setembro em todas as paróquias da diocese.
À tarde,  a Romaria contou com a participação juvenil que trouxe apresentações teatrais, coreografia e jogral sobre a missão. Ao potencial da juventude a nossa gratidão pela disposição de viver e revelar a própria missão. Nada mais oportuno em se falando de juventude que ouvir a partilha sobre a participação na Jornada Mundial da Juventude, bem como, a expectativa na realização da Jornada no Brasil em 2013. Ir. Roseli, Pe. Edson, Diácono Nilson e Ir. Andrea expressaram a alegria e a satisfação de viver esta experiência.
As atividades da tarde foram concluídas com uma caminhada, sinalizando a atitude do romeiro que tem  fé e esperança em busca de viver o seguimento de Jesus Cristo. Com várias idéias fundamentadas nas Diretrizes da Ação Evangelizadora do Brasil, bem como, a retomada história da igreja em Santa Maria, TO, os romeiros e romeiras andaram pelas ruas de Santa Maria, pedindo a proteção de Santa Teresinha e de Jesus de Nazaré, padroeiro da nascente paróquia. Todos os discípulos missionários foram convocados a redescobrir missionário o próprio papel de pessoa batizada em todos os lugares e situações pelo testemunho pessoal, base para o explícito anúncio.
Como Igreja Diocesana de Miracema do Tocantins a caminhada realizada durante a 8° Romaria em Santa Maria, foi um forte momento de comunhão, de viver com intensidade os laços diocesanos. Com fé e esperança continuamos pedindo a Deus que derrame as graças e as bênçãos na missão e vida de nossas comunidades e paróquia, ao Bispo, aos sacerdotes, diáconos, religiosas, consagradas, leigos e leigas.
Logo após, a caminhada a 8ª Romaria teve encerramento com a realização da missa campal presidida pelo bispo diocesano, D. Philip Dickmans, a presença de D. Giovane, vários sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas, leigos e leigas das diversas paróquias. Este momento foi o auge deste dia, por celebramos o mistério da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo que nos convoca a viver o discipulado missionário. Durante a missa, houve a criação da Paróquia Jesus de Nazaré.
A nossa gratidão a todos e todas que colaboração na realização desta 8ª Romaria Diocesana. Que Deus os ilumine e os proteja. Que Santa Teresinha seja presença de vossa missão e vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário