21 de jun. de 2011

21 de Junho dia de São Luiz Gonzaga - Padroeiro da Juventude

Nascido no somptuoso castelo de Castiglione, Luís Gonzaga era filho de um ilustre membro da nobreza, aparentado com uma das mais importantes famílias da Itália. Recebeu educação esmerada e frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: Corte dos Médici, em Florença; Corte de Mântua; Corte de Habsburgos, em Madrid. Foi pajem do príncipe Diego, filho de Filipe II.
Quando ainda muito jovem, Luís decidiu ingressar na companhia de Jesus (Jesuítas). Mas seu pai, o poderoso Marquês de Castiglione, estava igualmente determinado a conseguir que o seu filho entrasse no exército, uma carreira adequada à sua posição social. Surgiram amargas disputas na família e o Marquês convocou mesmo bispos para convencerem Luís a desistir do seu projecto. Mas todos eles acabaram por reconhecer que o rapaz parecia talhado para a vida religiosa. O Marquês reagiu trancando o filho no seu quarto. Mas quando o encontrou de joelhos em oração e a flagelar-se como penitência, acabou por desistir.

Finalmente, aos 17 anos, Luís renunciou ao seu título e entrou no noviciado jesuíta, etapa inicial da vida religiosa. A sua piedade ultrapassava os mais fervorosos da Ordem. Não se poupou em sacrifícios e orações, efectuava as tarefas mais insignificantes do mosteiro, evitava todas as ocasiões a fim de evitar qualquer tipo de tentação. Mas esta vida de múltiplos esforços enfraqueceu a sua já delicada saúde, o que preocupou os seus superiores, que o aconselharam a aliviar um pouco o estilo de vida. Porém, isso não estava no desejo do jovem.
Quando deflagrou uma epidemia de peste, em 1589, suplicou que o deixassem tratar dos doentes. Acabou por adoecer e morrer dando graças a Deus quando tinha apenas 23 anos.
É o patrono da juventude, e o seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário