Mensagem do Papa
para a XXIX Jornada Mundial da Juventude
(Domingo de Ramos, 13 Abril 2014)
«Felizes os pobres em espírito,
porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3)
Queridos jovens.
Permanece gravado na minha memória o encontro
extraordinário que vivemos no Rio de Janeiro, na XXVIII Jornada Mundial da
Juventude: uma grande festa da fé e da fraternidade. A boa gente brasileira
acolheu-nos de braços escancarados, como a estátua de Cristo Redentor que
domina, do alto do Corcovado, o magnífico cenário da praia de Copacabana. Nas
margens do mar, Jesus fez ouvir de novo a sua chamada para que cada um de nós
se torne seu discípulo missionário, O descubra como o tesouro mais precioso da
própria vida e partilhe esta riqueza com os outros, próximos e distantes, até
às extremas periferias geográficas e existenciais do nosso tempo. A
próxima etapa da peregrinação intercontinental dos jovens será em Cracóvia, em
2016. Para cadenciar o nosso caminho, gostaria nos próximos três anos de
reflectir, juntamente convosco, sobre as Bem-aventuranças que lemos
no Evangelho de São Mateus (5, 1-12). Começaremos este ano meditando sobre a
primeira: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5,
3); para 2015, proponho: «Felizes os puros de coração, porque verão a
Deus» (Mt 5, 8); e finalmente, em 2016, o tema será: «Felizes os
misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).
1. A força revolucionária
das Bem-aventuranças
É-nos sempre muito útil ler e meditar as
Bem-aventuranças! Jesus proclamou-as no seu primeiro grande sermão,
feito na margem do lago da Galileia. Havia uma multidão imensa e Ele,
para ensinar os seus discípulos, subiu a um monte; por isso é chamado o «sermão
da montanha». Na Bíblia, o monte é visto como lugar onde Deus Se revela;
pregando sobre o monte, Jesus apresenta-Se como mestre divino, como novo
Moisés. E que prega Ele? Jesus prega o caminho da vida; aquele caminho que Ele
mesmo percorre, ou melhor, que é Ele mesmo, e propõe-no como caminho da
verdadeira felicidade. Em toda a sua vida, desde o nascimento na gruta de Belém
até à morte na cruz e à ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças. Todas
as promessas do Reino de Deus se cumpriram n’Ele.
Ao proclamar as Bem-aventuranças, Jesus convida-nos a segui-Lo, a percorrer com Ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixa sozinhos. Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão quotidiana, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, experimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar. As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pelos mas media, pelo pensamento dominante. Para a mentalidade do mundo, é um escândalo que Deus tenha vindo para Se fazer um de nós, que tenha morrido numa cruz. Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados «perdedores», fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros.
Queridos jovens, Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria. Trata-se dum grande desafio de fé. Jesus não teve medo de perguntar aos seus discípulos se verdadeiramente queriam segui-Lo ou preferiam ir por outros caminhos (cf. Jo 6, 67). E Simão, denominado Pedro, teve a coragem de responder: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna» (Jo 6, 68). Se souberdes, vós também, dizer «sim» a Jesus, a vossa vida jovem encher-se-á de significado, e assim será fecunda.
Ao proclamar as Bem-aventuranças, Jesus convida-nos a segui-Lo, a percorrer com Ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixa sozinhos. Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão quotidiana, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, experimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar. As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pelos mas media, pelo pensamento dominante. Para a mentalidade do mundo, é um escândalo que Deus tenha vindo para Se fazer um de nós, que tenha morrido numa cruz. Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados «perdedores», fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros.
Queridos jovens, Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria. Trata-se dum grande desafio de fé. Jesus não teve medo de perguntar aos seus discípulos se verdadeiramente queriam segui-Lo ou preferiam ir por outros caminhos (cf. Jo 6, 67). E Simão, denominado Pedro, teve a coragem de responder: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna» (Jo 6, 68). Se souberdes, vós também, dizer «sim» a Jesus, a vossa vida jovem encher-se-á de significado, e assim será fecunda.
2. A coragem da
felicidade
O termo grego usado no Evangelho é makarioi,
«bem-aventurados». E «bem-aventurados» quer dizer felizes. Mas dizei-me: vós
aspirais deveras à felicidade? Num tempo em que se é atraído por tantas
aparências de felicidade, corre-se o risco de contentar-se com pouco, com uma
ideia «pequena» da vida. Vós, pelo contrário, aspirai a coisas grandes! Ampliai
os vossos corações! Como dizia o Beato Pierjorge Frassati, «viver sem uma fé,
sem um património a defender, sem sustentar numa luta contínua a verdade, não é
viver, mas ir vivendo. Não devemos jamais ir vivendo, mas viver» (Carta a I.
Bonini, 27 de Fevereiro de 1925). Em 20 de Maio de 1990, no dia da sua
beatificação, João Paulo II chamou-lhe «homem das Bem-aventuranças» (Homilia na
Santa Missa: AAS 82 [1990], 1518). Se verdadeiramente fizerdes emergir as
aspirações mais profundas do vosso coração, dar-vos-eis conta de que, em vós,
há um desejo inextinguível de felicidade, e isto permitir-vos-á desmascarar e
rejeitar as numerosas ofertas «a baixo preço» que encontrais ao vosso redor.
Quando procuramos o sucesso, o prazer, a riqueza de modo egoísta e
idolatrando-os, podemos experimentar também momentos de inebriamento, uma falsa
sensação de satisfação; mas, no fim de contas, tornamo-nos escravos, nunca
estamos satisfeitos, sentimo-nos impelidos a buscar sempre mais. É muito triste
ver uma juventude «saciada», mas fraca.
Escrevendo aos jovens, São João dizia: «Vós sois
fortes, a palavra de Deus permanece em vós e vós vencestes o Maligno» (1 Jo 2,
14). Os jovens que escolhem Cristo são fortes, nutrem-se da sua Palavra e não
se «empanturram» com outras coisas. Tende a coragem de ir contra a corrente.
Tende a coragem da verdadeira felicidade! Dizei não à cultura do provisório, da
superficialidade e do descartável, que não vos considera capazes de assumir
responsabilidades e enfrentar os grandes desafios da vida.
3. Felizes os
pobres em espírito…
A primeira Bem-aventurança, tema da próxima Jornada Mundial da
Juventude, declara felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do
Céu. Num tempo em que muitas pessoas penam por causa da crise económica, pode
parecer inoportuno acostar pobreza e felicidade. Em que sentido podemos
conceber a pobreza como uma bênção? Em primeiro lugar, procuremos
compreender o que significa «pobres em espírito». Quando o Filho de Deus Se fez
homem, escolheu um caminho de pobreza, de despojamento. Como diz São
Paulo, na Carta aos Filipenses: «Tende entre vós os mesmos sentimentos que
estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não considerou como uma
usurpação ser igual a Deus; no entanto, esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a
condição de servo e tornando-Se semelhante aos homens» (2, 5-7). Jesus é Deus
que Se despoja da sua glória. Vemos aqui a escolha da pobreza feita por Deus:
sendo rico, fez-Se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8,
9). É o mistério que contemplamos no presépio, vendo o Filho de Deus numa
manjedoura; e mais tarde na cruz, onde o despojamento chega ao seu ápice.
O adjetivo grego ptochós (pobre) não tem um
significado apenas material, mas quer dizer «mendigo». Há que o ligar com o
conceito hebraico de anawim (os «pobres de Iahweh»), que evoca humildade,
consciência dos próprios limites, da própria condição existencial de pobreza.
Os anawim confiam no Senhor, sabem que dependem d’Ele. Como justamente
soube ver Santa Teresa do Menino Jesus, Cristo na sua Encarnação apresenta-Se
como um mendigo, um necessitado em busca de amor. O Catecismo da Igreja
Católica fala do homem como dum «mendigo de Deus» (n. 2559) e diz-nos que a
oração é o encontro da sede de Deus com a nossa (n. 2560).
São Francisco de Assis compreendeu muito bem o
segredo da Bem-aventurança dos pobres em espírito. De facto, quando Jesus lhe
falou na pessoa do leproso e no Crucifixo, ele reconheceu a grandeza de Deus e
a própria condição de humildade. Na sua oração, o Poverello passava horas e
horas a perguntar ao Senhor: «Quem és Tu? Quem sou eu?» Despojou-se duma vida
abastada e leviana, para desposar a «Senhora Pobreza», a fim de imitar Jesus e
seguir o Evangelho à letra. Francisco viveu a imitação de Cristo pobre e o amor
pelos pobres de modo indivisível, como as duas faces duma mesma moeda. Posto
isto, poder-me-íeis perguntar: Mas, em concreto, como é possível fazer com que
esta pobreza em espírito se transforme em estilo de vida, incida concretamente
na nossa existência? Respondo-vos em três pontos.
Antes de mais nada, procurai ser livres em relação
às coisas. O Senhor chama-nos a um estilo de vida evangélico caracterizado pela
sobriedade, chama-nos a não ceder à cultura do consumo. Trata-se de buscar a
essencialidade, aprender a despojarmo-nos de tantas coisas supérfluas e inúteis
que nos sufocam. Desprendamo-nos da ambição de possuir, do dinheiro idolatrado
e depois esbanjado. No primeiro lugar, coloquemos Jesus. Ele pode libertar-nos
das idolatrias que nos tornam escravos. Confiai em Deus, queridos jovens! Ele
conhece-nos, ama-nos e nunca se esquece de nós. Como provê aos lírios do campo
(cf. Mt 6, 28), também não deixará que nos falte nada! Mesmo para superar a
crise económica, é preciso estar prontos a mudar o estilo de vida, a evitar
tantos desperdícios. Como é necessária a coragem da felicidade, também é
precisa a coragem da sobriedade. Em segundo lugar, para viver esta
Bem-aventurança todos necessitamos de conversão em relação aos pobres. Devemos
cuidar deles, ser sensíveis às suas carências espirituais e materiais. A vós,
jovens, confio de modo particular a tarefa de colocar a solidariedade no centro
da cultura humana. Perante antigas e novas formas de pobreza – o desemprego, a
emigração, muitas dependências dos mais variados tipos –, temos o dever de
permanecer vigilantes e conscientes, vencendo a tentação da indiferença.
Pensemos também naqueles que não se sentem amados, não olham com esperança o
futuro, renunciam a comprometer-se na vida porque se sentem desanimados,
desiludidos, temerosos. Devemos aprender a estar com os pobres. Não
nos limitemos a pronunciar belas palavras sobre os pobres! Mas encontremo-los,
fixemo-los olhos nos olhos, ouçamo-los. Para nós, os pobres são uma
oportunidade concreta de encontrar o próprio Cristo, de tocar a sua carne
sofredora.
Mas – e chegamos ao terceiro ponto – os pobres não
são pessoas a quem podemos apenas dar qualquer coisa. Eles têm tanto para nos
oferecer, para nos ensinar. Muito temos nós a aprender da sabedoria dos pobres!
Pensai que um Santo do século XVIII, Bento José Labre – dormia pelas ruas de
Roma e vivia das esmolas da gente –, tornara-se conselheiro espiritual de
muitas pessoas, incluindo nobres e prelados. De certo modo, os pobres são uma
espécie de mestres para nós. Ensinam-nos que uma pessoa não vale por aquilo que
possui, pelo montante que tem na conta bancária. Um pobre, uma pessoa sem bens
materiais, conserva sempre a sua dignidade. Os pobres podem ensinar-nos muito
também sobre a humildade e a confiança em Deus. Na parábola do fariseu e do
publicano (cf. Lc 18, 9-14), Jesus propõe este último como modelo, porque é
humilde e se reconhece pecador. E a própria viúva, que lança duas moedinhas no
tesouro do templo, é exemplo da generosidade de quem, mesmo tendo pouco ou
nada, dá tudo (Lc 21, 1-4).
4. … porque deles
é o Reino do Céu
Tema central no Evangelho de Jesus é o Reino de
Deus. Jesus é o Reino de Deus em pessoa, é o Emanuel, Deus conosco. E é no
coração do homem que se estabelece e cresce o Reino, o domínio de Deus. O Reino
é, simultaneamente, dom e promessa. Já nos foi dado em Jesus, mas deve ainda
realizar-se em plenitude. Por isso rezamos ao Pai cada dia: «Venha a nós o
vosso Reino».
Há uma ligação profunda entre pobreza e evangelização, entre o tema da última Jornada Mundial da Juventude – «Ide e fazei discípulos entre todas as nações» (Mt 28, 19) – e o tema deste ano: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). O Senhor quer uma Igreja pobre, que evangelize os pobres. Jesus, quando enviou os Doze em missão, disse-lhes: «Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento» (Mt 10, 9-10). A pobreza evangélica é condição fundamental para que o Reino de Deus se estenda. As alegrias mais belas e espontâneas que vi ao longo da minha vida eram de pessoas pobres que tinham pouco a que se agarrar. A evangelização, no nosso tempo, só será possível por contágio de alegria. Como vimos, a Bem-aventurança dos pobres em espírito orienta a nossa relação com Deus, com os bens materiais e com os pobres. À vista do exemplo e das palavras de Jesus, damo-nos conta da grande necessidade que temos de conversão, de fazer com que a lógica do ser mais prevaleça sobre a lógica do ter mais. Os Santos são quem mais nos pode ajudar a compreender o significado profundo das Bem-aventuranças. Neste sentido, a canonização de João Paulo II, no segundo domingo de Páscoa, é um acontecimento que enche o nosso coração de alegria. Ele será o grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude, de que foi o iniciador e impulsionador. E, na comunhão dos Santos, continuará a ser, para todos vós, um pai e um amigo.
Há uma ligação profunda entre pobreza e evangelização, entre o tema da última Jornada Mundial da Juventude – «Ide e fazei discípulos entre todas as nações» (Mt 28, 19) – e o tema deste ano: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). O Senhor quer uma Igreja pobre, que evangelize os pobres. Jesus, quando enviou os Doze em missão, disse-lhes: «Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento» (Mt 10, 9-10). A pobreza evangélica é condição fundamental para que o Reino de Deus se estenda. As alegrias mais belas e espontâneas que vi ao longo da minha vida eram de pessoas pobres que tinham pouco a que se agarrar. A evangelização, no nosso tempo, só será possível por contágio de alegria. Como vimos, a Bem-aventurança dos pobres em espírito orienta a nossa relação com Deus, com os bens materiais e com os pobres. À vista do exemplo e das palavras de Jesus, damo-nos conta da grande necessidade que temos de conversão, de fazer com que a lógica do ser mais prevaleça sobre a lógica do ter mais. Os Santos são quem mais nos pode ajudar a compreender o significado profundo das Bem-aventuranças. Neste sentido, a canonização de João Paulo II, no segundo domingo de Páscoa, é um acontecimento que enche o nosso coração de alegria. Ele será o grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude, de que foi o iniciador e impulsionador. E, na comunhão dos Santos, continuará a ser, para todos vós, um pai e um amigo.
No próximo mês de Abril, tem lugar também o
trigésimo aniversário da entrega aos jovens da Cruz do Jubileu da Redenção. Foi
precisamente a partir daquele ato simbólico de João Paulo II que principiou a
grande peregrinação juvenil que, desde então, continua a atravessar os cinco
continentes. Muitos recordam as palavras com que, no domingo de Páscoa do ano
1984, o Papa acompanhou o seu gesto: «Caríssimos jovens, no termo do Ano Santo,
confio-vos o próprio sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a ao
mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade, e anunciai a todos
que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção».
Queridos jovens, o Magnificat, o cântico de Maria,
pobre em espírito, é também o canto de quem vive as Bem-aventuranças. A alegria
do Evangelho brota dum coração pobre, que sabe exultar e maravilhar-se com as
obras de Deus, como o coração da Virgem, que todas as gerações chamam
«bem-aventurada» (cf. Lc 1, 48). Que Ela, a mãe dos pobres e a estrela da nova
evangelização, nos ajude a viver o Evangelho, a encarnar as Bem-aventuranças na
nossa vida, a ter a coragem da felicidade.
Vaticano, 21 de Janeiro –
Memória de Santa Inês, virgem e mártir - de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário